Feliz São Valentim

Na Roma antiga, o imperador Cláudio II proibiu os casamentos no seu reino, com o objectivo de formar um poderoso exército porque acreditava que os jovens, se não constituíssem família, iam alistar-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Quem era ele? Valentim! E realizava as cerimonias em segredo claro está! Mas foi descoberto e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto preso, muitos jovens atiravam flores e mensagens (não, não eram sms...) a dizer que ainda acreditavam no amor. Uma das pessoas que enviou mensagens ao bispo era uma jovem cega, chamada Artérias, filha do carcereiro e que conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim (porque o seu pai também acreditava no amor)! Os dois acabaram por se apaixonar e, milagrosamente, Artérias (o nome não deve ter sido em vão... o amor corria-lhe nas veias de certeza!) recuperou a visão! Valentim chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “do seu Valentim”. Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 270. Fim.
Moral da história:
1. Aqui está a origem da expressão "Perder a cabeça por amor"
2. As filas não se faziam em alistamentos para o exército mas sim para enviar mensagens e flores (tal como hoje, as lojas operadoras de comunicações que estão sempre cheias... seja para fidelizar, seja para reclamar)
3. Agora fora de brincadeira.... O amor é capaz de verdadeiros milagres: por isso é que o amor não é só sentir, é mais que isso, é VI-VER!
Feliz São Valentim todos os dias do ano, porque o de hoje é piroso demais para boas reflexões.smile emoticon

Comentários

Mensagens populares